Está a Ler
Inteligência Emocional e Gerenciamento das Emoções
Inteligência Emocional e Gerenciamento das Emoções
Em muitas ocasiões, enfrentamos situações difíceis que não podemos controlar e que nos  podem afetar negativamente se não soubermos como reagir. Isso requer que aprendamos a desenvolver a nossa inteligência emocional, entendendo como regular a nossa resposta emocional ao exterior.

Desenvolver a nossa inteligência emocional será muito importante se quisermos aprender a gerenciar as nossas emoções diante de certos estímulos ou situações fora do nosso controlo. A inteligência emocional permite-nos identificar, entender e gerenciar emoções com precisão, reconhecendo não apenas o que sentimos, mas por que sentimos isso.

Identificar emoções e entender como elas podem afetar os nossos pensamentos e comportamentos é o primeiro passo que nos abrirá à possibilidade de gerenciar estas emoções, adaptando-as a cada situação, tornando-nos mais flexíveis às múltiplas mudanças que podemos enfrentar nas nossas vidas e ser mais propensos a ser feliz.

Gerenciar emoções ou senti-las?

Quando falamos em administrar emoções, não pretendemos, de forma alguma, tentar forçá-las a ser algo diferente do que são; não trata de nos enganar, trair ou reprimir. O que se trata é redirecioná-los quando são negativos e podem causar danos (buscando adaptá-los para obter sempre algo positivo deles). De fato, o que devemos mudar seria o comportamento que deriva dessa emoção.

Técnicas de gerenciamento das emoções

  1. Identifique a situação

Se perceber quando uma determinada circunstância ou pessoa pode ser prejudicial para você ou pode causar algum desconforto emocional, MANTENHA-SE LONGE!

  1. Mude a situação

Se não conseguir fugir, tente mudar o momento, se não conseguir, trabalhe a mente para não ter nenhum tipo de descontrolo emocional.

Veja Também

  1. Mudança

Muitas vezes não podemos mudar o exterior, para que a nossa percepção veja o que acontece. Se aprendermos a ver muitos ângulos de uma situação, podemos escolher a maneira mais positiva de interpretá-la ou, pelo menos, tentar ver a sua própria atitude em relação a ela de uma maneira mais positiva.

  1. Segure a sua resposta

Muitas vezes, a resposta do seu ambiente a uma situação compartilhada depende da sua resposta emocional, o que pode piorar ou melhorar. Evite seguir os seus impulsos sem pensar. Use técnicas de relaxamento e distração.

Dicas para desenvolver a sua inteligência emocional

  1. Durma o suficiente
  2. Coma e faça exercícios regulamente
  3. Mantenha relacionamentos com a família e amigos
  4. Seja confiante em si mesmo
  5. Foque-se sempre nos seus pontos fortes
  6. Descubra a situação que você enfrenta
  7. Pense antes de agir
  8. Divirta-se no seu tempo livre

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA