Está a Ler
Como Superar o Medo de Falar na Frente de uma Câmera

Ter medo de algo, de uma situação não é mau, o erro é que o medo domina outros aspectos e impede uma vida normal. É verdade que, para eliminar qualquer tipo de medo, você deve enfrentá-lo, porque, ao  expor-se ao estímulo e ver que nada acontece, o medo se dissolve como que por mágica – um dos medos da maioria das pessoas na sociedade é se expor a falar em público ou diante de uma câmera/câmara.

É um medo irracional de não ser capaz de articular a palavra e permanecer em branco. Muitos profissionais, como jornalistas ou comunicadores, sofrem com este tipo de medo, contraditório? A verdade é que o medo é livre e tira proveito de fraquezas e inseguranças, mas pode ser interrompido seguindo as diretrizes e fazer exercícios diários.

No entanto, uma vez que está ciente do medo que sofre, neste caso, o medo de falar na frente de uma câmera, você deve aceitá-lo e ter a iniciativa de querer superá-lo e seguir em frente. Além disso, é preciso dizer a si mesmo que, uma vez eliminado este medo, a vida será vista de maneira diferente, mais livremente e sem sintomas de ansiedade. Portanto, querer superá-lo é o passo maior e mais importante que deve ser tomado ao suspender esse ou qualquer outro medo.

Dicas para superar o medo de falar diante de uma câmera

Observe as dicas a seguir, pois elas podem ser muito úteis para superar o medo de falar na frente da câmera.

Veja Também

  • Em primeiro lugar, antes de encarar a câmera, convém reparar a mensagem a ser dada. A melhor maneira de perder esses nervos é praticar repetidamente para ver o que nos faz sentir melhor e como queremos expressar. Além disso, se a mensagem for preparada com antecedência, for pesquisada a informação suficiente, tornará o tópico que será discutido mais familiar e, portanto, não será dito de maneira robótica.
  • Por outro lado, em vez de imaginar que muitas pessoas estão a nos ver, o que tem que pensar é que o que está a ser dito na frente da câmera é alguém confiável, para agir da maneira mais natural possível e, é claro, perder medo.
  • Em terceiro lugar, é claro, você deve saber como fazer para equilibrar os nervos. Para isso, devemos estar cientes de que nada de mau acontecerá e que a pior coisa que pode acontecer é que ter uma branca e esquecer do que deveria ser dito. Diante dessa situação, devemos agir naturalmente, pois ela pode ser editada mais tarde. Não há necessidade de exercer pressão, uma vez que esta pressão tornará este momento desconfortável e forçado. Se necessário, faça exercícios de respiração antes das gravações.
  • O tipo de roupa escolhido para gravar também é importante, uma vez que se sentir confortável é um aspecto fundamental para eliminar os nervos e também continua a ganhar confiança e segurança.
  • Além de praticar a fala diante de uma câmera, também precisa praticar os gestos que são feitos e o tipo de tom de voz usado. Esta dica reforça a prática do script na frente da câmera, o que aumenta a segurança porque é ensaiado mais detalhadamente.
  • A realização de exercícios de vocalização fornecerá mais segurança ao expressar a mensagem que você deseja transmitir. Para fazer isso, precisa praticar diariamente para perder gradualmente esse medo.

Portanto, para evitar ter medo de falar na frente de uma câmera, você precisa deixar de ser perfeccionista, é definitivo, isso não significa que não leva a sério o que é feito, nada está mais longe da realidade, mas você precisa que tenha em mente que um script é melhor agir naturalmente. Portanto, neste ponto, deixe a conversa e o diálogo fluírem.

Além disso, as pessoas que sentem ataques de pânico e não se vêem com energia suficiente para lidar com esta situação podem realizar treinos em frente do espelho ou fazer aulas de teatro. Desta forma, verá que há mais pessoas que têm o mesmo medo e que ajudarão a fortalecer a auto-estima para eliminar o problema. Não se castigue, mas entenda e saiba como fazer as coisas para apagar qualquer tipo de insegurança ou medo.

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA