Está a Ler
Como melhorar a saúde oral com o consumo de alguns alimentos

Como melhorar a saúde oral com o consumo de alguns alimentos

Domenique Heidy

É muito importante estar ciente dos alimentos deliciosos que fazem bem à saúde, hoje em particular vou falar dos benefícios que podemos oferecer aos nossos dentes. Afinal, nosso sorriso é a curva mais bonita que temos no corpo. Vale lembrar que escovar os dentes diariamente é muito importante, além do uso do fio dental/fio dentário que tem que ser feito em primeiro e logo após a escovação com a pasta adequada para cada caso.

1. Queijo: se você precisa de outra razão para gostar de queijo, estou aqui para lhe dar uma. Alguns estudos têm nos dado razão para acreditar que alimentos derivados do leite fazem maravilhas na boca. Em primeiro lugar, como o leite e outros produtos lácteos, queijo é rico em cálcio e pobre em ácido. O cálcio fortalece os dentes (e ossos) e previne a cárie dentária. O queijo também contém uma proteína chamada caseína, que é muito boa para deter as bactérias que aderem aos dentes. Isto significa que o queijo e o leite podem realmente ajudar a prevenir as cáries.

2. Maçã: uma maçã por dia pode realmente favorecer a higiene, visto que exige maior tempo de mastigação, o que ajuda a promover a autolimpeza por existir o atrito entre o dente com o alimento. Frutas e legumes crocantes e ricos em fibras, como maçã e aipo, por exemplo, são grandes aliados para os dentes. Exigem um esforço para mastigar, assim estimulam maior secreção de saliva, o que ajuda a neutralizar os ácidos na boca. Alimentos ricos em fibras também são benéficos para a sua digestão e seu coração, por isso você tem vários motivos para consumir de forma regular.

3. Óleo de sésamo/óleo de gergelim: estudos têm mostrado que este óleo é muito eficaz para a redução da placa e a gengivite. Por ele ter um sabor muito forte, não é apropriado para todo tipo de pratos. Você pode usá-lo como antisséptico oral. Estudos científicos têm demonstrado que a lavagem com uma colher de sopa de óleo pode reduzir as bactérias e até mesmo impedi-las de se formar sobre os dentes.

4. Brócolis: um estudo europeu mostrou que o ferro presente nos brócolis cria uma barreira ácida natural para os dentes. Logo, se for consumido antes, ajuda a evitar que as bebidas ácidas danifiquem o esmalte dos dentes – a erosão dentária é um processo destrutivo e progressivo causada por alimentos ou bebidas ácidas.

Veja Também

5. Chiclete/pastilha sem açúcar: a goma aumenta a produção de saliva, sua defesa natural contra a formação bacteriana oral. Mas uma pastilha sem açúcar, contendo um adoçante natural chamado xilitol, ajuda a reduzir a placa bacteriana que causa cárie dentária. Além disso, aumenta a qualidade de cálcio e fosfato na saliva, logo fortalece mais o esmalte do dente.

Saiba que não é bom exagerar em nada, ter uma dieta saudável e visitar regularmente um profissional de saúde é o melhor que podemos fazer a nós mesmos. Veja também: 5 alimentos que melhoram a saúde de seus dentes

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA