Está a Ler
Como combater o mau hálito

Como combater o mau hálito

Domenique Heidy

A halitose ou mau hálito afeta uma em cada duas pessoas e em mais de 40% dos casos é devido ao acúmulo de placa bacteriana na língua. Existem vários tipos de halitoses, desde provocadas por medicamentos, doenças ou até mesmo quadros psicossomáticos. O acompanhamento regular ao médico dentista/dentista é fundamental. Apesar de sua alta incidência, o mau hálito é quase um assunto tabu: quem sofre tem vergonha, se eles percebem não tem coragem de comentar sobre o assunto, e pode interferir nas relações pessoais, como revelou um estudo realizado pela Federação Inglesa de Sexologia, que apontou que 29% das mulheres consideram o mau hálito ou halitose o principal inibidor da libido.

Mau hálito é comum na parte da manhã quando acordamos, e é produzido pela redução da produção de saliva em repouso e ocorre o processo de putrefação, logo ocorre o odor desagradável. Muitas vezes o caso vai mais além do que a situação pontual matinal. Como evitar? Siga estas dicas:

Higiene oral: é essencial uma boa higiene oral, não só os dentes, mas também a língua, gengiva e superfícies em volta das bochechas. Não se esqueça da higienização noturna, pois é a mais importante, visto que a noite a quantidade de salivação diminui. Substitua sua escova de dente a cada três meses. Faça visitas regulares ao seu médico dentista.

Comida: evite alimentos com sabores aromáticos fortes. Reduza o consumo de certos alimentos, como carne, açúcar, gorduras e picantes. Consuma iogurte, maçã, cenoura, leite e derivados. Eles irão ajudá-lo a eliminar o mau hálito. Evite álcool e café.

Sinusite e alergias: se você sofre de sinusite, resfriados ou alergias, os seios nasais produzirão mais muco. As bactérias que causam odor se acumulam neles e quando elas atingem a garganta, afetam a respiração.

Doença gengival: o acúmulo de placa bacteriana sobre os dentes e na gengiva também exala um odor. Logo, se você tem gengivite ou periodontite tem que ser acompanhado por um profissional.

Veja Também

Água: beber 2-3 litros de água por dia ajuda na salivação, é a maneira mais natural que o nosso corpo tem de limpar a boca. É importante saber que a saliva diminui a acidez bucal/oral, o que previne a cárie.

Tabaco: o cigarro não só faz você cheirar mal, o fumo afeta o fluxo de saliva na boca, resultando em boca seca.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só perguntar. Até amanhã.

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA