Está a Ler
Como aliviar as dores da cólica menstrual

Uma vez por mês, as mulheres sofrem sintomas da tempestade que desencadeia o período menstrual. Durante esses dias, estamos mais chatas, irritáveis, sensíveis e nervosas. E não são só mudanças no nível emocional, mas em muitos casos a dor e inchaços que aparecem nos impedem muitas vezes de continuar a levar nossas vidas normalmente. Embora seja possível usar alguns fármacos, podemos sempre optar por uma forma mais inofensiva e usar alguns remédios naturais para aliviar cólicas menstruais. Quer saber quais são os mais eficazes?

Aplicar calor: mantenha a área do ventre quente, vai ajudar a relaxar os músculos pélvicos que estão contraídos e, como resultado o alívio das cólicas menstruais. Você só precisa colocar água quente numa bolsa térmica ou compressa quente sobre a área onde a dor é concentrada e permanecer deitada por alguns minutos. Além disso, tomar um banho quente é uma escolha excelente para relaxar e começar a se sentir melhor.

Massagem abdominal: uma leve pressão dos seus dedos na área dos ovários e útero também reduz as cólicas menstruais. Você pode massagear aplicando algumas gotas de óleos essenciais como alecrim, sálvia ou cipreste, a dor vai desaparecer muito mais rápido.

Chás de ervas: se os espasmos musculares e inchaços na área abdominal lhe impedem de descansar ou fazer qualquer atividade durante esses dias, nada melhor que combater com algumas infusões de ervas terapêuticas. Podem ser seus melhores aliados para aliviar cólicas menstruais.

Camomila e erva-doce: desinflama, relaxa o estômago e reduz desconforto abdominal.

Canela: tem propriedades antiespasmódicas, anti-inflamatórias e regula o ciclo menstrual.

Veja Também

Tília: relaxante e controla o sangramento excessivo uterino.

Exercício: sabemos que o esforço físico é a última coisa que você quer quando sofre de cólicas menstruais, mas saiba que a prática de exercício moderado irá ajudá-la. Isto é porque o movimento melhora o fluxo de sangue e reduz o inchaço que desencadeia a menstruação. Claro que se os sintomas forem fortes escolha atividades suaves, como caminhada, yoga, etc., e não se esqueça de ir ao profissional de saúde regularmente, é essencial.

Você conhece alguma dica ou remédio natural útil no alívio de cólicas menstruais?

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA