Está a Ler
A importância dos estímulos táteis na relação maternal

A importância dos estímulos táteis na relação maternal

Cláudia Mourão

O tato, ou tacto, é um sentido que comporta profundamente as emoções humanas, dado que a pele é o maior órgão do corpo humano. Em sentido simbólico, a epiderme guarda ou reveste o “eu e a persona humana”.  As mãos, por exemplo, peculiarmente, são a porta de entrada para a simbiose entre o pegar e o sentir.

Através da sua inigualável capacidade de sensibilidade, por conta das milhares de terminações nervosas que receptam estímulos e os conduzem ao sistema nervoso, tem-se uma relação intrínseca com a capacidade de sentir o mundo material (objetos e pessoas).

Na relação maternal, esta capacidade de sentir e ser sentida deve ser exercitada desde a hora em que se sabe que está grávida. Pegar na barriga, conversar como o embrião e futuro bebê, contribuirá elevadamente para a construção de intimidade entre mãe e filho, desde o ventre. Os estímulos táteis já devem ser estabelecidos a fim de se buscar os sentidos da felicidade no encontro mãe e filho(a).

Por esta razão, não se deve ficar desesperada se, por acaso, uma mãe não estiver plenamente satisfeita com a chegada de seu filho(a). Pois, os sentimentos são também uma construção histórica. Nesse sentido, o melhor a fazer não é se martirizar, e sim evitar toda e qualquer economia do toque. Quanto mais esta mãe estiver com o filho nos braços, amamentando, acalentando e cuidando no mais amplo termo, o senso maternal tenderá a um grau mais elevado.

Veja Também

A importância dos estímulos táteis na relação maternal

A intensificação dos laços de afetividade proporcionada a partir do tocar com as mãos, influenciará diretamente para o crescimento, desenvolvimento e aprendizado tanto da criança que está em fase de metamorfose psicobiológica e social, quanto da gestão da maternidade, por parte da mãe.

Sem dúvidas, mãe e filho(a) serão mais confiantes, terão suas autoestimas mais elevadas, resultando em maiores coeficientes de inteligência emocional e, por conseguinte, melhores desempenhos socioculturais.

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA