Está a Ler
A Importância do Pai na Criação dos Filhos
A Importância do Pai na Criação dos Filhos

O papel do pai no desenvolvimento dos filhos mudou com o tempo. Anteriormente, o pai era o provedor económico da família e a figura de poder e autoridade dentro da dinâmica da família. Agora que a mulher também trabalha, o pai deve fazer parte da vida cotidiana do lar e do cuidado dos filhos.

Figura pai

Ao falar sobre o pai, não é apenas necessário referir-se ao pai ou à mãe, porque a paternidade contém uma série de funções que são consideradas de grande importância na vida dos filhos e que podem ser exercidas pelo pai, mãe, membro da família, padrasto ou mesmo alguma instituição educacional.

A importância da figura paterna

É importante que uma figura paterna exista na vida de toda a criança. Independentemente de quem desempenha estas funções, deve haver uma pessoa que apoie a mãe nos primeiros meses após o nascimento da criança, de afirmação à criança, que transmita valores e imponha limites. O pai é uma figura absoluta de apoio e segurança para a criança. Esta interação ajudará a criança a desenvolver uma personalidade e autoconfiança, necessárias para se adaptar posteriormente ao mundo exterior. Oferecer este espaço seguro é um dos papéis mais importantes do pai na família.

Novos papéis

Como já mencionado, o pai anteriormente limitou-se a ‘fornecer’; ele era a figura de autoridade, mas o seu papel na dinâmica familiar era principalmente externo à vida cotidiana do lar e do desenvolvimento das crianças. Esta visão está a mudar radicalmente, hoje em dia a mãe vai trabalhar e, como consequência, os papéis da família devem ser compartilhados; agora, os pais estão muito mais envolvidos no cuidado diário dos filhos: dar-lhes banho, supervisionar as tarefas, dar-lhes comida e muitas outras tarefas.

Veja Também

O valor do pai

A paternidade é uma das tarefas mais importantes e desafiadoras para todo o ser humano e, é claro, a mais gratificante. Estas mudanças dão aos pais uma grande oportunidade de criar um relacionamento íntimo e genuíno com os filhos e uma oportunidade de ser uma presença importante nas suas vidas.

O pai não pode ser pai se não estiver presente para os filhos, oferecendo toda a atenção, amor e cuidado que eles precisam e esperam. Para todos os pais, este é o melhor momento do mundo para tornar os filhos grandes homens e mulheres.

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA