Está a Ler
A importância do hábito da leitura

A importância do hábito da leitura

Domenique Heidy

A leitura é um passatempo altamente recomendado, pois proporciona vários benefícios para a nossa saúde. Ler muito pode retardar ou prevenir algumas doenças da mente.

 

Benefícios da Leitura:

– Ler retarda e previne a perda de memória, o que permite impedir o aparecimento da doença de Alzheimer e reduzir o número de casos.
– Quando lemos um livro forçamos nosso cérebro a pensar, a ordenar as ideias, os conceitos se inter-relacionam para exercitar a memória e imaginação, melhorando a nossa capacidade intelectual.
– Ler, especialmente ficção, pode ajudar a reduzir o nível de estresse. Vivemos em uma sociedade com o estresse e ansiedade. Portanto, devemos nos desconectar do mundo com um bom livro.

Veja Também


– Se você tem problemas para dormir, é altamente recomendável a leitura na cama um pouco antes. Dessa forma, nós possibilitamos a chegada do sono.
– Ler aumenta a concentração, promove a empatia, as ligações neuronais e, se for um hábito comum, é um exercício útil para impedir a perda das funções cognitivas associadas com o envelhecimento.
– Ler também pode gerar temas de conversa, o que facilita a interação e as relações sociais.
– Aprender a ler ativa o sistema visual nas regiões especializadas na forma escrita das letras e também nas regiões visuais primárias.
– As pessoas que leem têm uma maior bagagem em seu vocabulário. Para as crianças a leitura é bastante aconselhável para aprender a escrever bem, evitar erros de ortografia e conhecer novas palavras.

Ler te faz um ser humano mais humano

“Mais um estudo: quem lê regularmente tem três vezes mais chance de exercer alguma função de caridade ou mesmo de praticar isso no dia a dia, pois a leitura comprovadamente te faz mais sensível aos problemas que nos rodeiam.”
Fonte: independent.co.uk

Só com a leitura desse post você já estimulou o seu cérebro. Agora é só continuar.

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA