Está a Ler
A demonstração de tristeza é saudável e deve ser compartilhada

A demonstração de tristeza é saudável e deve ser compartilhada

Redação
  • O especialista considerou que, assim como a alegria é compartilhada, a tristeza também deve ser compartilhada para evitar a depressão.

Muitas pessoas reprimem a sua dor aos olhos dos outros para não mostrar a tristeza que sentem pela perda de um ente querido. Essa atitude foi rejeitada pelo psiquiatra André Correa, porque considerava que as pessoas não deveriam conter a sua dor e, pelo contrário, deveriam provar isso porque compartilhar tristeza é um gesto absolutamente saudável.

“Há muitas pessoas que contêm a emoção, o choro, a raiva que pode produzir uma morte. Mas às vezes isso ocorre por causa de um problema de ansiedade, um problema de depressão ou um problema de insegurança. Então, o que é recomendado é que possamos expressá-la e não nos sentir mal por mostrar a nossa tristeza”, afirmou.

Na nossa sociedade, as pessoas privilegiam reuniões sociais onde a alegria é o que prevalece; no entanto, e da mesma maneira, também deve compartilhar a melancolia e as possíveis perdas sofridas.

Compartilhar tristeza é saudável e é recomendado, mas quando se trata de uma penalidade transitória, todas as pessoas podem ficar tristes e podemos experimentar um duelo, mas quando perdemos a capacidade de sair dele, quando o duelo estagna, estamos a falar de depressão”, disse ele.

Veja Também

Diante disso, o profissional recomendou que o apoio incondicional de amigos e familiares seja essencial para que as pessoas superem situações de depressão que possam gerar uma perda irreparável.

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA