Está a Ler
8 Dicas para Melhorar a Resistência Física
8 Dicas para Melhorar a Resistência física

Muitas vezes, focamos apenas a aparência e a força física e esquecemos a resistência física, que é essencial para suportar longos períodos de atividade.

A resistência física é essencial para qualquer atividade que estamos a realizar, mesmo que seja uma atividade rotineira de trabalho, pois é responsável por desenvolver a capacidade de resistência que o nosso corpo possui naturalmente, porém podemos perder se não trabalharmos adequadamente.

Não nos ajudará a ser super tonificados, ir  ao ginásio todos os dias e carregar grandes quantidades de peso se o nosso desempenho cardiovascular for insuficiente e se a nossa capacidade aeróbica for limitada.

É por isso que é importante que desenvolvamos a capacidade de realizar exercícios físicos que cubram os grandes grupos musculares do corpo em intensidade moderada e por um período prolongado, o que fortalecerá bastante o músculo vital: o coração.

Veja Também

Recomendações para o trabalho de resistência

O mais importante é implementar um programa de condicionamento cardiovascular que inclua atividades aeróbicas capazes de elevar a frequência cardíaca a um limite determinado pela idade e condições físicas de cada pessoa, mantendo essa atividade constante por períodos de 15 minutos por sessão. É altamente recomendável realizar alguma atividade aeróbica diariamente por 30 minutos apenas para manter a saúde do sistema cardiovascular e também para preservar a nossa resistência física atual.

O que podemos fazer para melhorar a  nossa resistência?

  1. Corra longas distâncias em um ritmo lento. Este é um bom exercício cardiovascular para aumentar a resistência física e queimar gordura.
  2. O exercício anaeróbico é essencial. Exercite a sua força muscular com o trabalho com pesos. Uma forte estrutura muscular favorece a resistência física.
  3. Combine o trabalho de força e capacidade cardiovascular. Fazer corridas de velocidade lenta ou escalar, pois são excelentes exercícios de resistência, porque realizam um trabalho duplamente de forma eficaz.
  4. Faça exercícios de alta intensidade. Praticar por curtos períodos de tempo, mas no topo da nossa capacidade cardiovascular. Por exemplo, execute por 30 minutos, intercalando a cada dois minutos em um ritmo moderado e depois dois minutos no topo da capacidade.
  5. Pratique com a bicicleta ou na piscina. Estes também são exercícios caracterizados pelo uso de força,  capacidade pulmonar e cardiovascular ao mesmo tempo.
  6. Pratique uma rotina diária de ioga. O ioga é um exercício muito eficaz para tonificar o seu corpo e conscientizá-lo, mas também nos permite entender como a nossa respiração funciona e ensina-nos técnicas para torná-la mais eficiente de acordo com as nossas necessidades.
  7. A alimentação é fundamental para qualquer tentativa de melhoria física. Seja força, capacidade aeróbica ou resistência. Se não tivermos a consumir a comida adequada, o nosso corpo será incapaz de usar os nutrientes necessários para apoiar a atividade física.
  8. Consulte um médico. É importante que, antes de iniciar qualquer atividade física, assim como realizar exames de rotina para saber se está realmente tudo bem com a saúde. Além disso, você deve saber exatamente qual é a sua condição física atual, o que permitirá que tenha o  seu plano de treino, claro que o mais aconselhado é ter um profissional capacitado para este tipo de orientação de forma individual.

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA