Está a Ler
7 Regras para Criar Disciplina
7 Regras para Criar Disciplina

Na vida, precisamos de vários atributos para ser feliz e bem-sucedido: ser motivado, fazer o que gostamos, ter imaginação, conhecer as nossas fraquezas e forças, mas ainda mais importante é ser disciplinado. Esta qualidade é o que realmente nos permitirá alcançar os nossos objetivos, apesar das dificuldades.

O que entendemos por disciplina?

Muitas vezes, o termo disciplina pode ter uma conotação negativa, porque a vemos mais ligado à punição, à obrigação de cumprir tarefas que não queremos realizar, devido à preguiça, desmotivação ou simples tédio. Acostumamo-nos à disciplina imposta pelo castigo, que de alguma maneira adquiriu esse caráter negativo. Mas nada está mais longe da verdade. A disciplina é uma qualidade essencial para o sucesso e, embora seja inata para algumas pessoas, quem não nasceu com ela pode desenvolvê-la.

Para ter disciplina, é necessário seguir completamente algumas regras simples que mencionaremos abaixo: 

Decisão 

Decida que o quer depois de pensar sobre o assunto, este é o primeiro passo para ser disciplinado. Reflita sobre as vantagens que a disciplina pode trazer para a sua vida: a sua vida seria ordenada, você terá a tranquilidade de saber que todos os problemas pendentes estão prontos ou estão a caminho.

Comece com pequenas tarefas

Estabeleça metas pequenas. Talvez este mês você vá ao ginásio três vezes por semana ou faça um quebra-cabeça e defina um prazo para finalizá-lo. A ideia é que você defina metas pequenas e as cumpra, a fim de exercitar a sua capacidade de disciplina.

Quando você estiver pronto para avançar para tarefas maiores, poderá começar a planear

Identifique as etapas a seguir para atingir o seu objetivo e siga-as uma a uma, pouco a pouco. No começo, será difícil, mas você deve perseverar e entender a importância de cada uma das etapas a seguir.

Seja realista

No princípio, os seus objetivos devem ser atingíveis. Se você nunca foi disciplinado, não pretenda realizar uma tarefa que seja de longo prazo ou que exija muitas etapas para alcançá-la. Ao adquirir a capacidade de ser disciplinado, você pode estabelecer objetivos maiores.

É muito importante que controlemos o  nosso desejo de obter um retorno rápido

O prazer instantâneo é algo que muitas pessoas buscam e é sem dúvida uma característica infantil. Devemos colocar toda a nossa intenção no objetivo final, mesmo que o caminho seja difícil, alcançá-lo será muito mais gratificante do que qualquer outra coisa.

Veja Também
5 Etapas para Programar seu Subconsciente para o Sucesso

Uma ótima qualidade (e um hábito)

Ser disciplinado além de uma qualidade também é um hábito; portanto, deve seguir o plano de ação por pelo menos 21 dias, o que, segundo especialistas, é o tempo necessário para criar um hábito.

Evite recaídas

Entenda que toda a vez que fica em dúvida, num momento de prazer instantâneo, tem uma recaída e não pode vê-la como um fracasso. O desenvolvimento da disciplina exige muito esforço e não é fácil, cada recaída faz parte do aprendizado. Lembre-se de que você sempre pode começar de novo.

Se ainda não é uma pessoa disciplinada, agora já sabe como começar a ser uma, basta ter 21 dias seguidos para criar o hábito. Conte-nos a sua experiência para alcançá-lo.

© AS TAGARELAS | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA