Está a Ler
7 dicas para melhorar a memória

7 dicas para melhorar a memória

Domenique Heidy

Embora sempre achamos que tudo está sob controle, há coisas que esquecemos de realizar. O cérebro precisa ser estimulado e manter constantemente a atividade dos neurônios (células nervosas). Exercícios simples como desenhar, jogar xadrez, estimulam essa atividade e melhoram a memória e o raciocínio. Exercitar a mente é fundamental, portanto se não queremos ser uma pessoa muito esquecida temos de começar a considerar estas dicas:

1. Fazer todos os dias o mesmo é algo que pode danificar memória. Claro que temos que saber e conhecer as rotinas diárias, porém podemos mudá-las um pouco. Tal como variar o percurso para chegar ao trabalho, levantar um pouco mais cedo para mudar algo na rotina são pequenos detalhes que fazem toda diferença.
2. Criar os nossos pequenos jogos mentais. Uma ideia é contar os passos para chegar ao escritório, em casa tentar memorizá-los e no dia seguinte verificar a quantidade. E sim, nós temos que subir escadas.
3. A memória torna-se mais eficaz se for acompanhada por imagens, por isso, se queremos parar de perder chaves de casa, devemos sempre colocá-las em um só lugar.
4. Sair para relaxar ao ar livre pode ajudar a começar a lembrar de pequenas coisas que esquecemos. Em vez de ocasionalmente, deve ser realizado pelo menos uma vez por semana.
5. Comece a estudar algo novo, um simples curso on-line, leia um livro em outra temática, compre uma revista diferente, jogos de passatempo, estimule a sua mente.
6. Podemos associar as coisas com um cheiro ou um número para lembrar mais facilmente. Por exemplo, se a consulta com o dentista é no dia 30, associe com a idade de um amigo.
7. Uma alimentação adequada para uma boa memória é extremamente importante, por mais banal que possa parecer: peixes, frutas cítricas, lentilhas, espinafre, nozes, aveia, linhaça, entre outros, nos ajudam a lembrar onde estacionamos o carro.

E aí, gostou das dicas? Se sim, não se esqueça de avaliar o post!

Veja Também

Até amanhã, beijinhos.

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA