Está a Ler
Sucesso em 2018: Como se planejar utilizando a ferramenta SWOT ou FOFA

Sucesso em 2018: Como se planejar utilizando a ferramenta SWOT ou FOFA

Cláudia Mourão

O que muitos buscam no início do ano são orientações específicas sobre como ou através de que meio os “sonhos”, ou anseios, metas e objetivos poderão ser de fato alcançados. Um método muito eficiente, que particularmente aplico todos os anos, é a Matriz SWOT ou FOFA. Esta técnica é muito utilizada no planejamento estratégico das empresas, ao mensurarem de forma minuciosa os pontos fracos e fortes do negócio a nível local e global, de forma que se consiga ter uma visão mais geral da real situação delas, no mercado.

No campo individual, projetos contextualizados em um só planejamento, de forma simplificada, proporcionará uma visualização mais focada de “onde estou” e “onde quero chegar”. Uma certa indicação norteadora para quem quer agir e alcançar metas é identificar, antes de tudo, condições difíceis que impedem o alcance do êxito e, posteriormente, traçar condições favoráveis para se diferenciar neste novo ano.

Primeiro, devemos fazer um diagrama em formato de cruz, bem simples. Do lado esquerdo, estão os fatores positivos; e do lado direito, os fatores negativos que estão dificultando as nossas conquistas. Na linha superior estão os fatores internos, ou seja, aqueles que só dependem de nós mesmos para se chegar ao “pódio”. E na linha inferior, os fatores externos, ou seja, aqueles que não dependem diretamente de nós e que precisam ser identificados para ultrapassarmos todas as barreiras de forma eficiente, isto é, lograr êxito nas nossas metas.

O prazo já temos: um ano, 2018. Isso significa dizer que, durante todos os dias do ano, devemos estar cientes do nosso diagrama e trabalharmos para vencer os desafios. Bom, na linha superior à esquerda, deve estar a palavra FORTALEZA (aqui devem ser enumeradas quais as suas fortalezas em 2018. Todas as suas mais importantes qualidades pessoais, habilidades, qualificações profissionais, aspectos familiares. Exemplo: o indivíduo é Contador e Publicitário, casado, tem três filhos, tem poucos amigos, mas são verdadeiros, iniciou uma especialização em Direito Tributário em 2016, entre outros).

Do lado superior à direita, deve estar a palavra FRAQUEZA (devem ser enumerados os aspectos negativos, mas que dependem do indivíduo para transpô-los. Exemplo: o Contador citado está 30 kg acima do peso, correndo risco de ter uma parada cardiovascular; ainda assim não segue as recomendações médicas, não pratica exercícios físicos e come doces 2 vezes ao dia; já se matriculou 5 vezes na academia de ginástica e desistiu; seus clientes às vezes ficam esperando mais de 1h no escritório, pois ele não é pontual, por conta das noites mal dormidas).

Do lado esquerdo na linha inferior, deve estar a palavra OPORTUNIDADE (aspectos positivos e externos ao indivíduo: o Contador em outubro de 2017 foi convidado para compor o quadro docente de uma renomada Universidade; pretende concluir sua especialização em 2018; no saguão do prédio onde reside tem uma academia de ginástica coletiva; a esposa foi convidada para ministrar palestra sobre Saúde Pública nos Estados Unidos no mês de julho).

E, por fim, na linha inferior do lado direito, deve estar a palavra AMEAÇA (são todas as forças negativas externas que impedem o indivíduo de lograr êxito em seus sonhos, projetos, etc. Exemplo: Os clientes do escritório estão reclamando constantemente do atendimento do profissional, pois ele sempre chega atrasado; próximo ao seu escritório abriram mais 02 escritórios recentemente, marcando forte concorrência).

Então, aí estão FORTALEZA, FRAQUEZA, OPORTUNIDADE e AMEAÇA, uma visão panorâmica de perspectivas para um 2018 mais prospecto e saudável. Um grande ano a todos!

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA