Está a Ler
Estar sozinho ou se sentir sozinho?

Estar sozinho ou se sentir sozinho?

Domenique Heidy

Após uma conversa com um grupo de amigos, analisei várias situações e fiquei muito pensativa sobre esse assunto… E assim surgiu a necessidade de escrever sobre esse tema.

Solidão significa isolamento ou confinamento, a falta de contato com outras pessoas. A solidão pode decorrer por diferentes causas, como a própria escolha do indivíduo, por doença contagiosa, hábitos não aceitáveis a nível social ou por outro motivo. Em pequenas doses não é de todo ruim, mas para a maioria das pessoas, a solidão é algo muito temido e pelo qual ninguém quer passar.

O ser humano foi criado para ser sociável, precisamos uns dos outros para nos desenvolvermos como pessoas. É justamente por isso que quando estamos sozinhos achamos particularmente difícil enfrentar a vida. Sentir-se sozinho é ter consciência da necessidade de um contato significativo com os outros. A solidão é um sentimento de vazio que está muitas vezes acompanhado de tristeza, desespero, isolamento e um intenso desejo de ser amado e imprescindível para alguém.

A solidão pode ser interpretada de duas maneiras: estar sozinho ou se sentir sozinho. Quando estamos sozinhos podemos não fazer nada e nos sentirmos bem, relaxar, curtir a natureza, tomar sol, caminhar, meditar ou apenas fazer o que gostamos, sem interferência de outros. Sentir-se sozinho é diferente, porque você pode se sentir sozinho na companhia de alguém. A sensação de solidão está relacionada com o isolamento, e a percepção de não ser parte de algo ou sentir um vazio.

A solidão também é considerada como um dos possíveis fatores que causam outros transtornos, incluindo depressão, suicídio e graves problemas de saúde, tais como doenças cardiovasculares. A solidão pode ser “curada” se o solitário quiser ajuda e mudar a maneira de pensar dando uma oportunidade “para ele” e para as pessoas que estão à sua volta.

texto-solidão

Gostei muito deste texto/imagem que encontrei, decidi partilhar com vocês. Então, o que você pensa sobre isso? E você, se sente sozinho?

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA