Está a Ler
Como controlar a ansiedade

Como controlar a ansiedade

Domenique Heidy

O ritmo de vida que temos agora é cheio de estresse/stress e num ritmo muito rápido. Pergunte a si mesmo, o que está fazendo para você todos os dias? Certamente essa é a resposta para a causa de sua ansiedade. A ansiedade é muitas vezes a causa dos nossos problemas, frustração e o pior de tudo, muitas vezes pode ficar fora de controle.

Existe uma estreita ligação entre comida e emoções, de fato que a ansiedade tem manifestações físicas no corpo que poderiam explicar a necessidade de comer sem parar. Quando existe ansiedade, os níveis de adrenalina/epinefrina aumentam e reduz a capacidade de autocontrole/autocontrolo, o que leva a ter comportamentos horríveis para nossa saúde como, por exemplo, fumar ou comer muito. A serotonina é um neurotransmissor relacionado com o humor e participa no controle do apetite; baixos níveis de serotonina estão associados com o aumento de desejos de comida, especialmente pelo doce. E é aí que reside o problema, que pode se tornar um círculo vicioso, onde entra o desespero. 

Há também comportamentos que nos causam ansiedade, e agora temos este estilo de vida tão agitado e rápido, como, por exemplo, aqueles que pulam o café da manhã, almoçam na hora errada, fazem lanches e saltam refeições e muitas vezes à noite querem comer toda a geladeira sem parar, ansiedade pura.

E como é que vamos controlar essa ansiedade horrível? Digo-lhes que há certas rotinas e alimentos que ajudam a controlar. Eu dou o meu melhor conselho e que sempre funcionou para mim. Veja também: Sintomas e como combater um ataque de ansiedade

1. Comer 5-6 vezes ao dia: o essencial para controlar a ansiedade é evitar a fome, regular o açúcar no sangue e acelerar o metabolismo. Existem 5 principais refeições: café da manhã e almoço, 2 lanches (meio da manhã e à tarde) e algo leve no jantar.

2. Comer alimentos ricos em magnésio: como um relaxante natural, ele é perfeito para acalmar a ansiedade. A quantidade que você precisa de magnésio por dia está em 4-5 nozes ou um punhado de castanhas (amêndoas, nozes, pistache, amendoins, etc.). Legumes, todos os alimentos integrais e vegetais de folhas verdes, como espinafre ou couve também contêm uma boa quantidade desse mineral.

3. Consumir alimentos ricos em triptofano: é um aminoácido que se transforma em serotonina por ciclos metabólicos complexos, o que faz os níveis ficarem adequados. Lembre-se que baixos níveis de serotonina estão associados com mau humor. Este aminoácido é encontrado na carne, peixe ou ovos, leite (de vaca, ovelha, cabra), aveia.

4. Alimentos ricos em vitamina B6: esta vitamina está envolvida na síntese de serotonina a partir de triptofano. Sua deficiência provoca nervosismo e ansiedade. Aconselha-se em tempos de estresse elevado comer alimentos ricos em vitamina B6, como aveia, gérmen de trigo, adicionar em saladas, sucos ou iogurte.

5. Consumir frutas inteiras, legumes e cereais: como eles são lentamente absorvidos, irão proporcionar maior saciedade e menos ansiedade. Também atuam como tranquilizantes, aumentando a serotonina.

6. Evitar o açúcar simples: isso significa que você deve evitar doces e derivados, bem como qualquer produto que contenha açúcar escondido em seus ingredientes. Consumir esses alimentos proporciona altos picos de glicose no sangue, ao diminui-la você vai sentir vontade de comer mais doces para regular esta descida drástica, tornando-se um ciclo vicioso.

Veja Também

7. Evitar as bebidas que contenham cafeína: isso pode causar ansiedade ou nervosismo (depende de cada pessoa). Idealmente, comece o seu dia com um chá de camomila e termine o dia com um chá de tília.

8. Fazer exercícios: é essencial para gerir o estresse a ansiedade. Sem desculpas, se você não quer ir à academia, você pode dançar, caminhar, andar de bicicleta, enfim, ter um momento no dia para movimentar. Seu corpo e mente vão agradecer.

9. Opcional: momento de relaxamento, pelo menos uma vez por semana.

Tenho certeza que se você conseguir realizar pelo menos alguns itens desta lista, você já vai sentir uma diferença significativa na sua vida. Que tal tentar? 

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA