Está a Ler
5 alimentos que fazem bem aos dentes #2

5 alimentos que fazem bem aos dentes #2

Domenique Heidy

Já abordei anteriormente 5 alimentos que melhoram a saúde de seus dentes, se você não leu, vale a pena ler, hoje venho com mais 5 alimentos favoráveis que vão te ajudar a ter os dentes fortes e resistentes. Se você quer distribuir mais sorrisos de hoje em diante que tal adicionar esses 5 alimentos à sua dieta?

Cenoura: contém minerais como o potássio, fósforo e magnésio, o que as torna um alimento muito benéfico para os nossos dentes. O fósforo e magnésio contribuem para a saúde dos ossos e morder cenouras cruas ajuda a promover a limpeza dos dentes durante a mastigação, diminuindo a formação de placa bacteriana. Em geral, a mastigação de frutas ou vegetais crus gera maior quantidade de saliva, de modo que o consumo destes alimentos ajuda na remineralização do esmalte que mantêm os nossos dentes.

Chá verde: ao contrário de café e álcool, o chá verde é uma boa alternativa que não causa cáries, graças à sua riqueza em vitaminas e minerais, especialmente flúor. Além disso, possui um antioxidante potente presente na composição, a catequina, que começa a combater as bactérias nos dentes e gengivas. Em qualquer caso, o seu uso deve ser moderado, o consumo excessivo pode causar manchas nos dentes.

Frutas: como maçãs ou uvas, amoras contêm polifenóis, um trunfo capaz de bloquear a ação bacteriana evitando o aparecimento da cárie dentária. No caso das maçãs, é melhor ser comido com a pele, pois a mastigação “limpa” e estimula a circulação dos dentes e gengivas.

Porém, atenção com as frutas cítricas e alimentos ácidos em excesso, pois podem comprometer o esmalte dos dentes e causar sensibilidade. Esses alimentos devem ser consumidos com moderação. Para prevenir o problema faça um bochecho só com água e evite escovar os dentes logo após o consumo, espere pelo menos 30 minutos, assim dá algum tempo para a saliva reequilibrar o pH bucal/oral.

Quinoa: é um pseudocereal e possui mais proteínas, cálcio, fósforo, ferro e magnésio do que outros cereais. É uma das proteínas mais completas, uma vez que tem os nove aminoácidos essenciais. Este alimento desintoxica o organismo e ajuda na formação de dentes e ossos saudáveis, por isso a nossa saúde oral irá se beneficiar da sua utilização.

Veja Também

Água: embora não seja um alimento, como tal é muito importante incluir nesta lista, porque se bebermos dois litros de água por dia vamos ter uma boa hidratação nas gengivas e na mucosa oral e reduzindo possíveis infecções. Além disso, a água melhora a qualidade do fluxo de saliva que previne a cárie.

Não se esqueça de que além da alimentação correta, o cuidado com a higiene oral é fundamental, assim como as visitas periódicas ao dentista/médico dentista.

Qualquer dúvida é só perguntar nos comentários.

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA