Está a Ler
4 problemas de saúde que seus olhos podem revelar

4 problemas de saúde que seus olhos podem revelar

Domenique Heidy

É verdade! Os olhos são as janelas da alma, mas eles também podem ser surpreendentemente a janela reveladora sobre a sua saúde. Fazer exames oftalmológicos de rotina pelo menos uma vez por ano pode ser mais benéfico para a saúde do que se imagina. Se você estiver curioso, aqui estão alguns distúrbios que podem ser encontrados.

1. Diabetes: a retinopatia diabética é uma complicação da diabetes, causada pela deterioração dos vasos sanguíneos que irrigam o olho. A função da retina é detectar luz e ajudar a enviar imagens para o cérebro. Danos aos vasos sanguíneos da retina podem resultar em vazamento de fluidos ou formação de tecidos fibrosos e condutos irregulares. Isso pode levar a retina a enviar imagens borradas ou distorcidas para o cérebro.

Se o exame oftalmológico detectar vasos sanguíneos com esses danos são um sinal imediato que a pessoa pode ser diabética. Se a diabetes não é mantida sob controle, a condição pode danificar os vasos sanguíneos do cérebro e nos rins, outra razão pela qual é importante descobrir o mais rapidamente possível.

2. Tumor cerebral: durante um exame de olho, os médicos podem ver os vasos sanguíneos e o nervo óptico. Se há inchaço ou sombras, é um sinal de que pode haver algo sério, como um tumor cerebral ou qualquer coágulo prejudicial que pode levar a um acidente vascular cerebral.

3. Hipertensão: uma das maneiras mais fáceis de detectar hipertensão é através de um exame de vista de rotina. Como a hipertensão (pressão alta) progride, o oftalmologista verá no interior do olho danos aos vasos sanguíneos, como enfraquecimento e estreitamento das artérias.

4. Colesterol alto: níveis elevados de colesterol no sangue podem causar uma acumulação de placas nas paredes dos capilares, causando um bloqueio nas artérias do corpo. Isso também ocorre no olho. O médico pode ver os depósitos de colesterol no fundo do olho, bem como na parte da frente, que aparece como uma borda cinza fina em torno da córnea. O termo utilizado é arco senil para idades avançadas, e arco juvenil para pacientes mais jovens.

Veja Também

A melhor opção sempre é fazer exames de rotina. Com saúde todo cuidado é pouco. Se detectar sinais preocupantes consulte um médico rapidamente!

© 2014-2019 AS TAGARELAS Lda. | Todos os direitos reservados. 

IR PARA CIMA